Dentro e fora do Brasil, são vários exemplos de projetos desastrosos. O Big Dig de Boston (EUA), por exemplo, foi uma das principais obras da história do país, cujo objetivo foi solucionar a situação caótica no trânsito de Boston. As obras começaram em 1991 e deveriam terminar em 1998 sob o custo de 2,6 bilhões de dólares, mas só foram finalizadas em 2007 sob o custo astronômico de 14,8 bilhões.
Para evitar que os projetos da sua empresa façam parte dessa estatística, a melhor saída é aumentar a eficiência, seja dentro ou fora do canteiro de obras. Confira a seguir 5 maneiras de atingir esse objetivo na gestão de obras:
1. Melhore o planejamento de obras
Grande parte dos erros de eficiência são originados na fase de planejamento – no Brasil, apenas ? do tempo total de obra e projeto são gastos com isso. Por isso, dedique seu tempo antes do projeto começar para descobrir as pessoas, os processos, as informações, os equipamentos e materiais necessários para que o trabalho flua da melhor maneira possível.
Atenção ao detalhes nunca é demais: no futuro, você pode estar impedindo que problemas, atrasos e aumento de custos aconteçam. Invista em ferramentas e tecnologias que ajudem a elaborar um planejamento completo, de acordo com o histórico de orçamentos e perfis de execução de projetos anteriores.
2. Utilize um bom software de gerenciamento
Há 10 ou 20 anos, você não teria acesso a tantas ferramentas incríveis de gerenciamento para auxiliar na gestão de obras e projetos. Por isso, aproveite a oferta de tecnologia e utilize-a no seu dia a dia.
Um bom software de gerenciamento da construção é capaz de mantê-lo organizado e em dia com as tarefas de cada projeto, eliminando pilhas de papéis e documentos da sua mesa e permitindo que você se mantenha focado no que realmente importa para que obra seja entregue dentro do prazo.
As opções mais funcionais são capazes de gerenciar ativos financeiros, documentos, planilhas e cronogramas, registro fotográfico, escala de trabalho, gestão de tarefas e muito mais. Avalie as opções mais completas e escolha a que mais se adapta às necessidades da sua empresa.
3. Adote a tecnologia BIM
A tecnologia BIM (Building Information Modeling) está revolucionando o setor de construção. Ela consiste na criação de modelos virtuais precisos de uma construção de forma inteligente, reunindo todas as informações quantitativas necessárias para o planejamento antes mesmo das obras começarem.
Por exemplo, o BIM pode determinar quantas pessoas podem entrar e sair de um prédio a cada dia e, portanto, permitir que você calcule tamanhos de bomba, aquecedores de água e outros itens de forma muito mais eficiente.
Dessa maneira, os construtores podem ter uma visão realista da construção e dos gastos a serem gerados, e a exatidão dos dados fornecidos acaba gerando orçamentos e cálculos estruturais menos passíveis de erros ou inadequações.
4. Ouça a sua equipe
Seus trabalhadores são seus olhos e ouvidos no canteiro de obras. Se algo está dando errado ou pode ser feito de maneira melhor, eles saberão disso antes de você. Trabalhadores experientes podem ajudá-lo a detectar falhas em seu plano antes mesmo do início dos trabalhos.
Envolva-os no processo de planejamento para detectar problemas potenciais e alternativas para situações difíceis. Além disso, mantenha uma comunicação constante com eles ao longo das obras, com atualizações diárias sobre os serviços sendo executados – para isso, o mais indicado é utilizar alguma ferramenta para troca de informações específica para a construção civil, ao invés de e-mail ou aplicativos informais para envio de mensagens.
5. Invista em treinamento
O treinamento é fundamental para a eficiência da cadeia da construção – especialmente para os gestores, que precisam dominar princípios e técnicas de gerenciamento para manter os projetos fluindo sem problemas.
Para manter os altos níveis da sua empresa, invista em programas de treinamento para todos os funcionários, passando pelos níveis técnico e superior, estagiários, mão de obra em campo e gerentes e supervisores.
Por exemplo, um supervisor pode usar novos conhecimentos para orientar os trabalhadores em uma maneira mais eficiente de instalar vigas de aço, permitindo que o trabalho seja executado em menos tempo e com qualidade construtiva superior.